quarta-feira, 23 de março de 2011

Delegação do NERCAB em Proença-a-Nova avança com mais grupos de RVCC

Teve início nos passados dias 10 de Janeiro e 22 de Março de 2011, na Delegação Pinhal Interior Sul do NERCAB em Proença-a-Nova, o Processo RVCC com equivalência ao 9º e 12º ano, respectivamente. Os Processos iniciados nesta Delegação têm como principal objectivo a elevação dos níveis de qualificação de base da população adulta desta região, através do reconhecimento das competências adquiridas ao longo da vida em contextos informais de aprendizagem, constituindo não só um importante mecanismo de reforço da auto-estima individual e de justiça social, mas também um recurso fundamental para promover a integração dos adultos em novos processos de aprendizagem de carácter formal. Com ambos os Processos, o Centro Novas Oportunidades do NERCAB espera vir a contribuir, não só para uma maior valorização pessoal, como também para uma mais fácil inserção e valorização profissional de todos os Adultos.

Profissional RVC, João Antunes

terça-feira, 22 de março de 2011

Os primeiros certificados em RVC PRO Cozinha


No passado dia 17 de Março de 2011, certificaram-se os primeiros seis Adultos em RVC PRO de Cozinheiro(a). Assim, mais uma página importante se escreveu no livro da certificação que, ao longo dos anos, o NERCAB tem vindo a construir.

A equipa do NERCAB congratula-se por ter alcançado mais essa meta, mas endereça, sobretudo, os seus parabéns aos Adultos certificados por todo o mérito e empenho demonstrado e que vieram a resultar em percursos de sucesso que lhes permitiram a obtenção desta certificação!

Os primeiros certificados na área profissional de Cozinha são:

Amândio Mateus Fortuna – Restaurante “Bebiana”, em Caria
Maria Etelvina Nunes Bento Diogo – Restaurante “As Tílias”, no Fundão
           Maria de Fátima Martins Alves Moreira – Restaurante “A Cozinha”, em Castelo Branco
Isilda Maria Gaspar Sargento – Restaurante “Kalifa”, em Castelo Branco
       Maria Cristina Ramos Santos Paulo – Centro de Dia de São Pedro, em Escalos de Cima
Maria Rosária Robalo dos Santos Pires – Centro de Dia de São Pedro, em Escalos de Cima.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Os novos profissionais no Sistema Educativo

No dia 21 de Março de 2011, no Enotel Lido Hotel,  o coordenador do CNO NERCAB, José Brito, participou na qualidade de orador, num Seminário promovido pelo SDPM – Sindicato Democrático de Professores da Madeira / FNE – Federação Nacional de Educação, sob o lema “Educação, uma realidade em mudança – as alterações curriculares e as novas profissões na Educação”.
O coordenador do Centro NO NERCAB centrou a sua comunicação nos mais de 12 000“ novos profissionais” que emergiram para dar resposta às novas necessidades de qualificação escolar e profissional, enquadradas na iniciativa Novas Oportunidades, de modo especial, os intervenientes na certificação profissional.

JB/C

domingo, 20 de março de 2011

Equipa de RVC PRO do NERCAB conclui formação

O Processo de validação e certificação das competências profissionais (RVCC Profissional) é efectuado em função do referencial de cada saída profissional (CNQ) e das competências e conhecimentos de cada candidato.
Para 2011, o grande desafio do Centro NO do NERCAB será o alargamento da Certificação Profissional a todas as áreas de Hotelaria e Restauração (Cozinheiro(a), Empregado(a) de Mesa, Empregado (a) de Bar, Recepcionista de Hotel) assim como às de Construção Civil e Engenharia Civil (Canalizador, Condutor/manobrador, Ladrilhador (a), Operador(a) de CAD, Pedreiro (a), Técnico(a) de Obra, Técnico (a) de Medições e Orçamentos, Técnico (a) de Topografia).

É neste contexto que surgiu a necessidade de as equipas intervenientes no processo – em particular tutores, avaliadores RVCC e profissionais – terem de frequentar formação específica antes de iniciarem as suas funções. O processo formativo foi concluído a 26 de Fevereiro, teve a  participação toda a equipa de RVC PRO e, nesta fase inicial,  teve uma duração de 20 H.

JB/C

quinta-feira, 3 de março de 2011

Auto-Eficácia para a Aprendizagem Autodirigida no processo de RVCC-NS

Nos dias 3 e 4 de Fevereiro de 2011, decorreram, com organização do Grupo de Estudos de Educação e Formação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra em colaboração com o Chaire de Formation des Adultes – Conservatoire National des Arts et Métiers, de Paris, as 3ªs Jornadas de Educação e Formação de Adultos, em Políticas, Práticas e Investigação.
Participei nestas jornadas, apresentando a comunicação oral: Maria João Cunha e Albertina L. Oliveira (2011). Auto-Eficácia para a Aprendizagem Autodirigida no processo de RVCC-NS.
O referido artigo foi desenvolvido tendo em conta alguns resultados da tese de mestrado desenvolvida neste âmbito.

Maria João Cunha
Profissional de RVC – CNO NERCAB